terça-feira, 17 de julho de 2018

Desmatamento ilegal é flagrado na maior área de mata atlântica do Ceará, em Guaramiranga



Refúgio ecológico e habitat de diversas espécias em extinção, o município de Guaramiranga teve ação ilegal de desmatamento flagrado pela fiscalização da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Três crimes ambientais foram identificados: supressão de vegetação, desmanche de morro e poluição de recurso hídrico.

Divulgado apenas nesta segunda-feira, 16, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o crime ambiental ocorreu no último dia 9, no Sítio Beija Flor, no Distrito de Pernambuquinho. A localidade está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, no município de Guaramiranga/CE, distante 90 km de Fortaleza.

O flagrante aconteceu durante monitoramente rotineiro da Semace. Foi verificado que uma retroescavadeira estava derrubando uma barreira com declive acima de 45º. O material cortado era jogado na margem de um córrego. 

O POVO Online teve acesso ao Boletim de Ocorrência (B.O.) registrado na Delegacia Municipal de Guaramiranga e relatório técnico da Sema. Foram desflorestados 32x36m². Conforme o secretário adjunto da Sema, Fernando Bezerra, o terreno levou cerca de 48 hras para ser desmatado.



Uma equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) prestou apoio ao flagrante. O proprietário do terreno e o operador do trator foram conduzidos até a delegacia local para prestar esclarecimentos. Eles foram liberados em seguida e um processo foi instaurado. O infrator estava no local no momento do flagrante e afirmou que não tinha licença ambiental para fazer a obra. Em depoimento à polícia, disse que "foi orientado por populares próximos que poderia fazer o serviço". A retroescavadeira de modelo 416E ficou retida na delegacia.


De acordo com levantamento da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apesar da ação na localidade, o Ceará - assim como o Espírito Santo - é o Estado com menor área desmatada entre 2016 e 2017: 5 hectares (ha). Dado
aponta queda de 56,8% em relação ao período anterior (2015-2016). Entre 1985 e 2017, 1,9 milhão de hectares foram desmatados. A área é equivalente ao território do estado de Sergipe.

Secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno afirma que o monitoramento na APA localizada na Serra de Baturité foi intensificado nos últimos meses. "Este ano, o trabalho foi ampiado e agora conta com Sema, Semace, (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) Ibama e policiamento ambiental", afirma. 

Além do desmatamento para loteamento e construção, as áreas também sofrem com o aprisionamento de animais silvestres. "Estamos trabalhando para não permitir ou diminuir consideravelmente os crimes ambientais. Para isso, criamos um posto de polícia ambiental em uma das áreas da nossa gestão, que será inaugurado em agosto", adianta. 

"Vamos criar também o Refúgio de Vida Silvestre do Periquito-Cara-Suja, o primeiro do Ceará". Na unidade de conservação inédita no Estado, a área é protegida devido aos animais em extinção lá habitam. A gestão será da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis).

APA

A APA da Serra de Baturité aporta os municípios de Pacoti, Aratuba, Baturité, Capistrano, Caridade, Guaramiranga, Redenção, Mulungu e Palmácia. São 32.690 ha. Além do Periquito-cara-suja, a região abraça outras espécies de aves ameaçadas, como uru e o pintor-da-serra-de-baturité.

Em fiscalização realizada no último fim de semana, cerca de 15 espécies de animais silvestres foram apreendidos. Duas delas ameaçadas. Ainda conforme o secretário, o serviço de inteligência ambiental trabalha para evitar desflorestamentos realizados em horários estratégicos para driblar a fiscalização.


segunda-feira, 16 de julho de 2018

Chacina com 5 mortes no Ceará foi motivada por 'vingança' contra suspeito de estupro, diz polícia

Corpos foram achados em um matagal, com as mãos atadas nas costas e marcas de tiro na cabeça.

A chacina na cidade de Palmácia, na Grande Fortaleza, foi motivada por "vingança" de uma facção criminosa contra um grupo suspeito de estupro. As vítimas são suspeitas de estuprar uma garota com parentesco com os autores da chacina, conforme investigação da Polícia Civil.
As cinco pessoas foram assassinadas na manhã de sexta-feira (13) na comunidade de Cafundó, que fico no limite entre Palmácia e Maranguape, na Grande Fortaleza. Os corpos foram achados em um matagal, com as mãos atadas nas costas e marcas de tiro na cabeça.
Quatro pessoas foram presas suspeitas de participação na chacina. A matança ocorreu na sexta-feira (13), e as prisões ocorreram durante o fim de semana, no Bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Dois dos quatro suspeitos foram presos durante uma operação policial no Bom Jardim, na noite de sábado (14), um dia após o crime.
Conforme Barreto, os suspeitos integram uma facção criminosa e são apontados como autores de "diversos crimes" no bairro, incluindo tráfico e homicídios.
Três vítimas são da mesma família; um pai e dois filhos. As outros mortos são moradores de Itapebussu, no interior do estado. Junto com o grupo estava uma sexta pessoa, que fugiu do local. Eles foram identificados como Francisco Antônio Pereira de Abreu, 42; José Roniele Costa Pereira; Antônio Barbosa de Sousa, conhecido como Feitosa; Paulo Sérgio dos Santos da Silva, e José Edson Ferreira dos Santos.

Fonte: G1 Ceará

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Chacina na zona rural de Palmácia deixa ao menos 5 mortos nesta manhã

Caso aconteceu na localidade de Cafundó e teria relação com roubo de gado. Policiais estão no local

Homens que supostamente estavam tentando roubar gado de uma propriedade em Palmácia foram assasinados na manhã desta sexta-feira, 13.  Informação foi dada pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa. O POVO Online apurou que o masscare deixou cinco mortos. O caso aconteceu na zona rural do município, na localidade de Cafundó.

De acordo com batalhão de polícia de Canindé, a informação chegou por volta das 9h40min. O titular da SSPDS disse ainda, em coletiva para anunciar balanço de homicídios, que policias civis e equipes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já estão apurando o caso no local, que é de difícil acesso. O POVO Online pediu nota oficial à SSPDS e aguarda retorno.
 
Por telefone, um inspetor da Delegacia Regional de Baturité informou à reportagem que as informações serão mais concretas quando os policiais e o delegado retornarem da região.  

Fonte Reportagem: O Povo Online

Imagem: Reprodução Whatsapp


quinta-feira, 12 de julho de 2018

ADOLESCENTE ACUSADO DE HOMICÍDIO EM CAPISTRANO TEM INTERNAÇÃO DECRETADA PELA JUSTIÇA

Por meio de investigação da Delegacia Municipal de Aracoiaba, os autores da morte do natural DAVI SOBRINHO, crime ocorrido no dia 18 de maio do ano corrente, foram identificados, representados e tiveram a internação decretada pela Justiça.
O crime em questão comoveu as pessoas do pacato Município de Capistrano-CE, tendo em vista que a vítima tratava-se de um cidadão de bem.
A apreensão do adolescente em confronto com a lei (16 anos de idade), cuja identidade a legislação proíbe de ser divulgada, não trará de volta a vida ceifada de forma bárbara, por outro lado, transmite a sensação de que a Justiça nem tarda e nem falha.
Se condenado definitivamente o adolescente infrator poderá cumprir até trés anos de internação em Centro Educacional, conforme estabelece a Lei. 8.069/90 (Estato da Criança e do Adolescente).


Fonte: Delegacia Regional do Maciço de Baturité

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Motoristas de ônibus intermunicipais do Ceará entram em greve a partir deste sábado

Os motoristas de ônibus intermunicipais do Ceará entrarão em greve por tempo indeterminado a partir deste sábado (7). A categoria rejeitou a proposta do sindicato patronal de reajuste salarial de 3%, aumento de R$ 0,50 no vale refeição, de R$ 10 na cesta básica e de uma jornada reduzida de 44 horas semanais para 24 horas semanais.
Os empresários afirmam que a redução na jornada será destinada a, no máximo, 20% do quadro de funcionários das empresas.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual (Sinteti), Carlos Jeferson, disse que a proposta da classe empresarial pode reduzir em até 50% o salário dos motoristas. A categoria também teme a demissão de funcionários.
“Eles não concordaram em colocar uma cláusula garantindo que não seria demitido nenhum motorista de 44 horas semanais para contratar outro por 24 horas semanais”, afirmou Jeferson.

Entretanto, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará, Mário Albuquerque, afirma que o termo de aditivo refere-se à autorização do desconto dos planos de saúde na folha de pagamento para que o funcionário esteja de acordo com o abatimento.Ele também disse que os motoristas receberam reajuste salarial de 1,69% e foram “coagidos” a assinar um termo de aditivo que diminuiria o tempo de intervalo de 11h para 8h, o fim da hora-extra, entre outros direitos. “Eles (empresários) não fornecem a segunda via e os que não assinaram estão sendo demitidos ou viajando com vale-refeição reduzido”, acusa.

Já em relação a redução da jornada de trabalho, Mário explica que os motoristas com carga-horária reduzida iriam representar de 10% a 20% do quadro de funcionários.
“Serão vários funcionários de 44 horas semanais e alguns de 24 horas semanais, conforme a nova legislação passou a permitir. Há tabelas de horários em que o motorista só pode fazer 2 horas extras, mas a empresa precisa que ele fique por mais de 2 horas”, diz Mário. Para a empresa, alega ele, é melhor ter a opção de um funcionário que posso fazer 4 horas extras.

terça-feira, 3 de julho de 2018

RAIO É IMPLANTADO NO MACIÇO DE BATURITÉ

O Governo do Ceará implantou, neste sábado (30), o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Baturité, distante cerca de 100 km de Fortaleza. São mais 37 policiais ampliando a segurança na região do Maciço. Além do grupamento, 16 câmeras serão espalhadas por pontos estratégicos para intensificar a fiscalização e o combate à criminalidade.
O sitema de videomonitoramento de Baturité é o 24º instalado no Estado. Posteriormente, o pacote de investimentos alcançará municípios com população entre 30 e 50 mil habitantes.
A solenidade, realizada na praça Santa Luzia, no Centro, também marcou a aquisição de 16 motos e uma viatura 4×4, com investimento total da ordem de R$ 1,1 milhão, para dar suporte aos policiais que atuarão no município.
De acordo com o governador Camilo Santana, com os novos policiais, o efetivo do BPRaio no Ceará chega a 2.155 agentes. “O desafio da segurança é no País. Aqui, no Ceará, temos feito um esforço muito grande, trabalhando em prevenção, com mais escolas, areninhas, brinquedopraças, projetos de cultura; e aumentando o número de policiais nas ruas”, ressaltou o chefe do Executivo. “Antes de ser policiais, ele são servidores. Estamos aqui para servir a população”, acrescentou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa.
Durante o evento, o prefeito de Baturité, Assis Arruda, agradeceu os investimentos que estão sendo direcionados para o município. O gestor citou obras como brinquedopraças, recuperação asfáltica, além de serviços de saneamento e, agora, de segurança pública. “Tenho certeza de que, na história recente de Baturite, é a terceira vez que o governador do Ceará vem ao município. (A implantação do BPRaio) é um sonho. Agora, vamos poder colocar nossas cadeiras na calçada, sem preocupação”, disse, cumprimentando a cúpula de Segurança do Estado.
Tranquilidade para a população
A população de Baturité acompanhou, animada, a chegada dos agentes do batalhão. Leila Fonseca, de 30 anos, por exemplo, comemorou ao lado do marido, Felipe Fonseca, 40, e do pequeno Kaleb, de 4 anos. “Estávamos precisando de mais segurança, porque aqui e acolá acontecem assaltos. À noite, na praça, as pessoas não iam, com medo. Mas agora vai melhorar”, projetou a dona de casa.

Mais fiscalização no Ceará
Além de Baturité, outros 14 municípios também receberão o videomonitoramento. Ao todo, inicialmente, serão 38 cidades contempladas com o sistema, entre os com giro 360 graus, com tecnologia para ler placas de veículos, além de uma câmera interna na sala de videomonitoramento. Serão cerca de 700 câmeras dispostas pelo território cearense, somando investimento da ordem de R$ 20 milhões por ano. “As câmeras estão interligadas com os fotossensores das estradas cearenses. O equipamento vai acionar a polícia em casos de veículos roubados, por exemplo”, explicou o governador.
Matéria do Portal do Governo do Estado do Ceará.


SIMULAÇÃO DE ARMA DE FOGO É APREENDIDA EM BATURITÉ. UM HOMEM FOI PRESO.

SIMULAÇÃO DE ARMA DE FOGO É APREENDIDA EM BATURITÉ. UM HOMEM FOI PRESO.
Na tarde desta segunda-feira (02), um homem foi preso em Baturité portando um simulacro de pistola, adaptada para ser municiada com munições do calibre 32. A prisão foi realizada por PMs do radiopratrulhamento da cidade de Baturité, sob o comando do Sgt PM Reginaldo.
Os PMs foram acionados para uma ocorrência em que dois homens estavam discutindo e trocando ameaças, sendo que um deles estaria armado com um revólver. Chegando ao local, os PMs identificaram as duas pessoas e após realizar uma busca pessoal em Antônio Melo de Lima, de 43 anos, encontraram com ele um objeto similar a uma pistola, adaptada para ser municiada com munições do calibre 32.
Antônio Melo recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Metropolitana de Maracanaú e autuado em flagrante delito pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, passando à disposição da justiça.