quarta-feira, 23 de maio de 2018

"LAMPIÃO" É PRESO COM DROGA E MOTO ROUBADA


Uma ação de Policiais Civis da Delegacia Municipal de Aracoiaba culminou na prisão de Rafael Fidélix da Silva, vulgo "LAMPIÃO", o qual se encontrava transitando na CE 060 (Gigantão) em uma motocicleta roubada e portando drogas do tipo cocaína e dinheiro.

A prisão ocorreu entre no limite dos Municípios de Baturité e Capistrano e é fruto de um trabalho integrado entre as Delegacias de Polícia da Regiao do Maciço que vêm buscando, de modo inteligente e sempre em parceria com a PM, reprimir os furtos e roubos de veículo na região.

O suspeito foi autuado pelos crimes de tráfico de drogas e receptação e o veículo será devidamente restituído ao proprietário o mais brevemente possível.




segunda-feira, 21 de maio de 2018

Atenção Pacoti, Palmácia e Guaramiranga


Atenção Pacoti, Palmácia e Guaramiranga
Inscrições em Pacoti para Pedagogia e Ciências Contábeis
Mais informações e Inscrições pelo número:
(85) 98868.3728 (Oi/Whatsapp)
(85)99636-2418 (Tim)



segunda-feira, 14 de maio de 2018

EM MENOS DE 24 HORAS, TRÊS ARMAS DE FOGO E DROGAS SÃO APREENDIDAS PELA POLÍCIA MILITAR NA ÁREA DA 2ª CIA/4ºBPM

EM MENOS DE 24 HORAS, TRÊS ARMAS DE FOGO E DROGAS SÃO APREENDIDAS PELA POLÍCIA MILITAR NA ÁREA DA 2ª CIA/4ºBPM
De domingo (13) para a segunda (14), a Polícia Militar apreendeu na área da 2ª Cia/4ºBPM, três armas de fogo e drogas. Três pessoas também foram presas, sendo uma delas alvejada durante confronto com a força policial e assaltantes.
A primeira arma foi uma pistola calibre 380 e foi apreendida por volta das 16h00, na Localidade de Saco do Vento, zona rural de Redenção, após diligências do policiamento visando a captura de uma pessoa acusada de vários roubos de motos entre as cidades de Redenção e Baturité, principalmente nas estradas vicinais. Além do armamento que estava em poder Venâncio Souza dos Santos, de 20 anos, que já responde por vários crimes, os policiais localizaram 12 munições intactas calibre 380 e 67 estojos de munições deflagradas calibre 38.
Logo em seguida, por volta das 21h00, uma espingarda calibre 12, com quatro munições intactas, foi apreendida na área urbana de Aracoiaba. Segundo os PMs do Destacamento PM de Aracoiaba, a arma foi apreendida após denúncias anônimas dando conta do tráfico de drogas em uma residência localizada na Rua Madalena, no Bairro COHAB. Além da espingarda os PMs localizaram 02 trouxinhas de maconha e outras duas de uma substância aparentando cocaína. O morador da residência, identificado como Welton John de Freitas, alcunha John Lennon, que também tem passagens pela polícia, recebeu voz de prisão pela situação de flagrância verificada.
A última arma, uma pistola calibre .40, foi apreendida na madrugada desta segunda-feira (14), após o roubo a um posto de combustíveis, localizado às margens da BR-122, na Localidade de Placa do Zé Pereira, em Ocara. Na ação policial houve troca de tiros com a composição policial e um dos assaltantes foi alvejado com dois disparos de arma de fogo e se encontra internado sob escolta policial.
As armas, munições, drogas e os presos foram apresentados à Polícia Civil para lavratura dos respectivos procedimentos policiais.






quarta-feira, 9 de maio de 2018

CASO COIÓ DE CIMA: SUSPEITO É PRESO PREVENTIVAMENTE NA OPERAÇÃO "DE VOLTA AO CÁRCERE".


CASO COIÓ DE CIMA: SUSPEITO É PRESO PREVENTIVAMENTE NA OPERAÇÃO "DE VOLTA AO CÁRCERE".

Em ação integrada, Policiais Civis e Militares recapturaram no dia de hoje a pessoa FRANCISCO TIAGO OLIVEIRA DO CARMO, esse que é suspeito de ter ceifado a vida do vigilante FRANCISCO JOSÉ NETO, conhecido como "JHONATAN", fato ocorrido em "COIÓ DE CIMA", na ultima sexta-feira.

Na ocasião, a vítima fora lesionada com alguns golpes de faca e foi em seguida socorrida para o IJF, tendo vindo a óbito na noite de ontem.

Entenda o caso: 

FRANCISCO TIAGO OLIVEIRA DO CARMO chegou a ser preso em flagrante, mas o referido autuado foi posto em liberdade provisória na audiência de custódia, oportunidade em que "JHONATAN" ainda se encontrava com vida.

O mesmo juízo que concedeu a liberdade provisória na audiência de custódia no dia de ontem, de modo acertado, reviu a decisão na tarde de hoje e decretou novamente a prisão preventiva do suspeito, o qual foi capturado ainda no dia de hoje.

Segundo o Delegado Joel Morais que coordenou a ação de captura do suspeito, "a prisão provisória de TIAGO nesse momento, além de garantir a ordem pública e ser necessária para a conclusão da investigação criminal, certamente afasta de familiares da vítima e da população em geral, a sensasão de impunidade e de revolta com as instituições. Não podemos deixar de considerar que o investigado retirou a vida de um pai de família que, inclusive, era servisor público municipal".




FORAGIDO DA JUSTIÇA É PRESO NA OPERAÇÃO "XEQUE MATE".

FORAGIDO DA JUSTIÇA É PRESO NA OPERAÇÃO "XEQUE MATE".
Uma operação policial (COTAR) desencadeada na madrugada hoje batizada de "XEQUE MATE" culminou na captura de FRANCISCO WEVERTON SANTOS DA SILVA, vulgo "JUNIOR NEGRÃO", esse que tem contra si mandado de prisão preventiva em aberto em decorrência de tráfico de drogas, sendo que infrator era foragido desde março deste ano. Na ocasião, fora ainda preso um segundo indivíduo e apreendido um adolescente e uma arma de fogo.
O suspeito "JUNIOR NEGRÃO" foi capturado em um sítio localizado em Capistrano-CE, sendo que na oportunudade encontrava-se na companhia de um adolescente de 17 e possuia uma arma de fogo cal. 12 que estava sendo armazenada por um comparsa em Baturité-CE.
O criminoso foragido foi preso em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo e corrupção de menores, já o comparsa KELVIN KELTON DE CASTRO FURTADO, pego com em Baturité-CE com uma arma cal. 12 de propriedade de "JUNIOR NEGRÃO", foi autuado pelo cometimento do crime de posse irregular de arma de fogo. Por sua vez, foi lavrado em desfavor do adolescente um ato infracionao análigo ao crime de favorecimento pessoal (art. 358 do CPB).
Segundo o Delegado Titular da Delegacia Regional de Baturité, a prisão do criminoso "JUNIOR NEGRÃO" na operação "XEQUE MATE" foi possível graças ao apoio da população local e à integração entre as Polícias Civil e Militar, instituições que vem diariamente reprimindo a traficância de drogas no Maciço de Baturité.
Obs: o nome da operação faz alusão ao jogo de xadrez, sendo XEQUE MATE é uma expressão usada para designar o lance que põe fim à partida, quando o "Rei" é cercado e não pode mais movimentar-se.


ACUSADO DE VÁRIOS ROUBOS ENTRE AS CIDADES DE CAPISTRANO E ARATUBA É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR COM UMA ESPINGARDA CALIBRE 12.

ACUSADO DE VÁRIOS ROUBOS ENTRE AS CIDADES DE CAPISTRANO E ARATUBA É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR COM UMA ESPINGARDA CALIBRE 12.
Augusto Rocha Silva, 19anos, conhecido por “Nem do Coió”, foi preso na manhã da terça-feira (08), durante uma abordagem de rotina, quando transitava na garupa de uma motocicleta. Com ele o policiamento localizou uma espingarda calibre 12 com três munições intactas.
Os PMs realizavam rondas em uma estrada carroçável quando suspeitaram do deslocamento de duas pessoas em uma motocicleta levando entre elas um saco plástico. Após a abordagem o policiamento percebeu que na realidade o objeto que estava entre a dupla era uma espingarda calibre 12, com três munições intactas.
Após a localização da arma, os PMs foram a residência de “Nem do Coió” e depois de uma vistoria encontraram também vários sacos e pinos para embalagens de drogas, além de uma pequena quantia em dinheiro.
“Nem do Coió”, juntamente com o mototaxista foram conduzidos à Delegacia Regional da Polícia Civil de Baturité, onde “Nem” ficou preso por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Tão logo a prisão de “Nem do Coió” foi efetuada, informações foram divulgadas em redes sociais dando conta de pessoas que foram vítimas de roubos por parte de “Nem do Coió”, principalmente no trecho da rodovia estadual que liga os municípios de Capistrano e Aratuba.
A Polícia Militar informa que caso alguém reconheça “Nem do Coió” como sendo autor de algum delito em que foi vítima, a mesma deve comparecer a Delegacia Regional da Polícia Civil em Baturité para o registro dessa ocorrência.


quinta-feira, 3 de maio de 2018

Maciço de Baturité sofre com desmatamento provocado por pressão imobiliária


Casas duplex, vilas se formando em meio ao cinturão verde e uma estrada construída contra a força da natureza. Importante bioma pela avifauna, vasta cobertura vegetal, incluindo um pedaço da Mata Atlântica no Nordeste, o Maciço de Baturité sofre com a pressão imobiliária na região. Operação de fiscalização ambiental apontou seis áreas de desmatamentos e 14 construções irregulares em extensões ambientais, além de um cativeiro de fauna irregular e obstrução de informações. 
 
Ação foi realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) - cujo espaço compreende oito cidades - entre os últimos dias 23 e 27 de abril. Ao todo, a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) avaliou cerca de 200 denúncias de degradações ambientais. Destas, 93 estavam concentradas nos municípios de Guaramiranga, Mulungu e Pacoti. Somente um único empreendimento desmatou o equivalente a 270 mil metros quadrados (27 hectares) de Mata Atlântica para abrir um loteamento.
 
Multa aplicada foi de R$ 308 mil. Um total de 43 locais foi fiscalizado. Totalizando assim 23 infrações e 10 embargos de atividades, somando multas de R$ 643 mil. A Gerente de Fiscalização da  Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carolina Braga, explica que a região é afetada pelo desmatamento em decorrência da especulação imobiliária. 
 
“Pelo fato dos atributos naturais serem exuberantes, atraem pessoas e atividades econômicas. No entanto, essa atração ocorre de forma desordenada, em desacordo com a legislação”, destacou Carolina durante coletiva de imprensa no auditório da Sema, na tarde desta quarta-feira, 2,
 
Ações  
 
De acordo com o titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, a operação foi determinante para fortalecer a fiscalização na área. A região receberá um tripé de medidas preventivas. Entre elas, a implementação de um posto da Polícia Ambiental, mapeamento ecológico, socioeconômico e seminários para conscientizar a população e autoridades locais. 
 
“Vamos olhar todos os aspectos ambientais: fauna, flora, solo, vegetação e analisar quais atividades podem ser realizadas dentro daquele ambiente. É uma forma de mapear a região. Assim, os empreendedores serão orientados e não terão justificativa para estarem empreendendo onde não poderiam”, explica. 
 
Além da Sema e Semace, ação conjunta envolveu Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA) e Ministério Público Estadual (MPCE). Órgãos não divulgaram os nomes das empresas envolvidas devido ao período de investigação.
 
Saiba mais 
 
1 - Uma arara foi encontrada em cativeiro, durante a operação 
 
2 - Órgãos também encontraram dois Periquitos-cara-suja (Pyrrhuragriseipectus) em cativeiro em situações à parte da ação. A ave está ameaçada de extinção e só é possível ser avistada na serra de Baturité, Quixadá e Ibaretama 
 
3 - Posto da Polícia Ambiental deve ser implementado em junho deste ano
 
4 - Nos últimos três anos, a Semace recebeu um total de 400 denúncias de degradações ambientais 
 
5 - Esta foi a 1ª Operação de Fiscalização Ambiental Integrada. Outras devem ocorrer ao longo do ano
 
6 - Área delimitada APA é composta pelos municípios de Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Caridade e Redenção
 
Serviço 
 
Você pode denunciar uma prática ambiental irregular por meio do Disque Natureza: 0800 275 22 33


22 infrações ambientais na Serra de Baturité

A ação reuniu quatro órgãos ambientais, que atuaram nos municípios de Mulungu, Guaramiranga e Pacoti



Notícia Completa: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/22-infracoes-ambientais-na-serra-de-baturite-1.1932565

quarta-feira, 2 de maio de 2018

FERIADÃO DO DIA DO TRABALHADOR SEM HOMICÍDIOS NA ÁREA DA 2ª CIA/4ºBPM

FERIADÃO DO DIA DO TRABALHADOR SEM HOMICÍDIOS NA ÁREA DA 2ª CIA/4ºBPM
Da sexta-feira 27 de abril até a quarta-feira (02), período que correspondeu ao feriadão do Dia do Trabalhador não foram registrados homicídios na área da 2ª Cia/4ºBPM, segundo informações do Major Valber, Comandante da 2ª cia/4ºBPM.
Durante o feriadão várias blitzen foram realizadas em toda área da 2ª Cia/4ºBPM, empregando-se tanto o policiamento ordinário de serviço como também policiais escalados extraordinariamente, por meio do serviço extra remunerado.
Além de se contribuir para a redução dos homicídios, as blitzen resultaram ainda na apreensão de um revólver calibre 38, um simulacro de arma de fogo, 50 pedras de crack e 33 trouxinhas de maconha. Duas motocicletas com queixa de roubo também foram recuperadas.
A 2ªCia/4ºBPM tem sua responsabilidade territorial os municípios de Acarape, Aracoiaba, Barreira, Baturité, Capistrano, Itapiúna, Ocara e Redenção.


terça-feira, 1 de maio de 2018

Comandante da 3ªCia da PM afastado por extorquir comerciantes da região de Baturité

Capitão Celso Alves Fernandes ainda teria usado cartão corporativo para lavar dinheiro usando subordinados e viaturas da polícia

O
Controlador Geral de Disciplina dos órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, Rodrigo Bona Carneiro, determinou o afastamento, por 120 dias, o comandante da 3ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar, capitão Celso Alves Fernandes, para investigar denúncias de uma série de práticas “incompatíveis com a função pública”. A medida determina também a retenção da identificação funcional, armas, algema e qualquer outro equipamento funcional que esteja na posse do agente.

Segundo denúncias, Celso Alves estaria utilizando as viaturas e agentes da Polícia Militar para obter bebidas alcóolicas e mercadorias junto aos comerciantes da região da Serra de Baturité. O comandante, ainda segundo denúncias, cobrava dinheiro dos comerciantes para fornecer serviço de segurança aos estabelecimentos, como viaturas e agentes na frente dos locais.
Além disso, Celso Alves ainda teria mandado um subordinado utilizar um cartão corporativo em posto para lavar dinheiro em benefício do próprio capitão, em Pacoti. Ele também estaria ameaçando as testemunhas, dentre elas militares, que denunciaram sua conduta irregular à Controladoria Geral de Disciplina (CGD).
Confira a decisão na íntegra:
PORTARIA Nº322/2018 – GAB/CGD – O CONTROLADOR GERAL DE DISCIPLINA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 5º, inciso I, da Lei Complementar n° 98, de 13 de junho de 2011, c/c art. 41 da Lei 9826, de 14 de maio de 1974, respondendo (nos termos do ato publicado no D.O.E CE nº 010, de 13 de janeiro de 2017); e CONSIDERANDO o que consta nos autos do SPU Nº 17564730-5, dando conta de que o então Comandante da 3ª CIA/4ºBPM, o CAP QOAPM CELSO ALVES FERNANDES, M.F. nº 109.165-1-8, teria em diversas oportunidades, exigido dinheiro de comerciantes na região da Serra de Baturité/CE, para que fosse autorizado a realização de festas e eventos; CONSIDERANDO que o referido Oficial também teria exigido dinheiro dos comerciantes da região para que as viaturas da PMCE realizassem rondas ostensivas, ou permanecessem paradas defronte aos respectivos estabelecimentos
comerciais; CONSIDERANDO que há indícios de que o CAP QOAPM CELSO utilizava as viaturas da PMCE para a execução de atividades particulares, inclusive determinando aos seus subordinados que as utilizassem para a obtenção de bebidas alcoólicas e mercadorias, junto aos comerciantes locais, para seu proveito próprio; CONSIDERANDO que o sobredito Oficial também teria solicitado, em diversas ocasiões, dinheiro e produtos alimentícios nas prefeituras da região, sob a alegação de que seriam em benefício do efetivo da PMCE, porém eram desviados em seu proveito pessoal; CONSIDERANDO que o CAP QOAPM CELSO teria determinado ao SD PM ANDERSON MOURA DOS SANTOS, M.F. Nº 305.833-1-0, que utilizasse o cartão Gold Card no Posto de Combustível do município de Pacoti/CE, sob o pretexto de realizar uma lavagem numa viatura da PMCE, porém o serviço não deveria ser realizado e o dinheiro referente à lavagem deveria ser resgatado e entregue diretamente ao Oficial em comento; CONSIDERANDO ainda que indícios de que o CAP QOAPM CELSO estaria ameaçando testemunhas, dentre elas militares que forneceram informações sobre as supostas condutas irregulares que lhes são
atribuídas; CONSIDERANDO que tais atitudes, em tese, ferem os valores da moral militar estadual, previstos no Art.7º, incisos IV, V, VI, VIII, IX, X e XI,
bem como violam os deveres consubstanciados no Art.8º, incisos II, IV, V, VI, VIII, IX, XI, XIII, XV, XVIII, XX, XXIII, XXVII, XXIX, XXXI, XXXII e XXXIII, caracterizando transgressões disciplinares, de acordo com o Art. 12, §1º, incisos I e II c/c § 2º, inciso II e III, e Art.13, §1º, incisos VI, VII, XV,
XVII, XVIII, XIX, XXV e XXXII, e § 2º, incisos IV, XVIII, XX e LII, todos do Código Disciplinar PM/BM (Lei nº13.407/2003). RESOLVE: I) Instaurar
CONSELHO DE JUSTIFICAÇÃO para apurar as condutas atribuídas ao CAP QOAPM CELSO ALVES FERNANDES, M.F. nº 109.165-1-8, nos termos Art.75, da Lei nº 13.407/2003; II) Designar os OFICIAIS: TEN CEL QOBM AFRÂNIO ARLEY FARIAS TEIXEIRA, M.F. 110.5515-1-0 (Presidente),
MAJOR QOPM JOÃO MARCELO AMARO DE SOUSA, M.F. 111.069-1-9 (Interrogante) e o MAJ QOPM CLEBERSON ASSUNÇÃO TAVARES,
M.F. 111.055-1-3 (Relator e Escrivão), para instruir o processo regular; III) AFASTÁ-LO PREVENTIVAMENTE pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias,
prorrogável uma única vez, por igual período, conforme prevê o artigo 18, e parágrafos, da Lei Complementar nº 98, de 13 de junho de 2011, em razão da existência de indícios da prática de ato incompatível com a função pública e pela necessidade acautelar à instrução regular do processo administrativo
disciplinar e à viabilização da correta aplicação da sanção disciplinar, devendo ficar à disposição da Unidade de Recursos Humanos a que estiver diretamente
vinculado, a qual se encarregará de reter a identificação funcional, armas, algema e qualquer outro equipamento funcional que esteja na posse do precitado policial militar, devendo encaminhar à CGD cópia do ato de retenção, por meio digital, assim como, informar o fiel cumprimento desta ordem, inclusive
encaminhando relatório de frequência atinente ao expediente diário; IV) Cientificar o acusado e/ou defensor que as decisões da CGD serão publicadas no
Diário Oficial do Estado, em conformidade com o art.4º, §2º do Decreto Nº 30.716, de 21 de outubro de 2011, publicado no DOE de 24 de outubro de 2011, alterado pelo Decreto nº30.824, de 03 de fevereiro de 2012, publicado no DOE de 07/02/2012. CONTROLADORIA GERAL DE DISCIPLINA – CGD, em
Fortaleza/CE, 23 de abril de 2018.
Rodrigo Bona Carneiro
CONTROLADOR GERAL DE DISCIPLINA DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA E SISTEMA PENITENCIÁRIO, RESPONDENDO

Fonte: http://cearanews7.com/http-cearanews7-com-comandante-da-3acia-da-pm-e-afastado-por-extorquir-comerciantes-e-ameacar-testemunas/