quinta-feira, 25 de outubro de 2018

POLÍCIA MILITAR PRENDE TRIO COM VÁRIOS TIPOS DE DROGAS EM BATURITÉ.

POLÍCIA MILITAR PRENDE TRIO COM VÁRIOS TIPOS DE DROGAS EM BATURITÉ.



Três homens foram presos na tarde da quarta-feira (18), em Baturité, pela equipe RAIO. Com o trio os Policiais Militares apreenderam vários tipos de drogas, dinheiro e material para embalagem das drogas.
A prisão foi realizada por uma equipe do RAIO durante rondas pelo Bairro Vila Nova, em Baturité. O policiamento ao passar pelas proximidades da estação de tratamento da CAGECE percebeu uma aglomeração suspeita e ao se aproximar para fazer uma abordagem várias pessoas saíram correndo, porém três foram capturados após caírem de um barranco.
Em poder do trio, identificado como Pedro Henrique Gadelha de Castro, 34 anos, Francisco de Assis dos Reis Ferreira, 22 anos e Ramon Souza de Aquino, 18 anos, os raianos encontraram 13 pedras de crack, 07 trouxinhas de cocaína e 38 trouxinhas de maconha, além da quantia de R$ 10,00 e um aparelho celular.
Os presos foram conduzidos à Delegacia Regional da Polícia Civil, em Baturité, e autuados em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas e associação criminosa.

Fonte: PMCE - Baturité

POLÍCIA MILITAR PRENDE UM DOS AUTORES DO ROUBO A POSTO DE COMBUSTÍVEL EM BATURITÉ.

POLÍCIA MILITAR PRENDE UM DOS AUTORES DO ROUBO A POSTO DE COMBUSTÍVEL EM BATURITÉ.


Um bandido que ousou desafiar as forças policiais na cidade de Baturité realizando um assalto a um posto de gasolina se deu mal, pois foi logo preso por uma equipe do RAIO e de PMs da 3ª Cia/4ºBPM (Guaramiranga).
Na manhã deste sábado (20), uma dupla de assaltantes em uma moto vermelha chegou a um posto de combustível localizado no Bairro do Mondego, em Baturité, e após pedir para abastecer o veículo, o garupeiro sacou um revólver e anunciou o assalto, levando do estabelecimento um celular e uma quantia em dinheiro não especificada, fugindo em seguida em direção à serra.
Na fuga, os bandidos ainda tomaram de assalto uma motocicleta e outro celular de propriedade de um comerciante, desta feita na Localidade dos Jesuítas.
Após a comunicação dos assaltos, as equipes do RAIO e do Policiamento Ostensivo Geral das cidades de Baturité e Guaramiranga passaram a realizar diligências, culminando pouco tempo depois com a prisão de um dos envolvidos no assalto ao posto de combustível e do comerciante.
Francisco Lucas Oliveira dos Santos, 19 anos, foi encontrado em sua residência na localidade de Forquilha, em Guaramiranga. Para o policiamento, Lucas confessou sua participação nos assaltos e ainda disse onde seu comparsa e a moto roubada estavam.
De posse das informações, os Policiais Militares se dirigiram então até a residência do segundo assaltante, porém o mesmo conseguiu fugir ao cerco. Na Localidade Pico Alto, ainda em Guaramiranga, foram encontradas a moto roubada nos Jesuítas e a outra moto que a dupla usou nos assaltos, que também era roubada.
Lucas foi conduzido à Delegacia Regional da Polícia Civil, em Baturité e autuado em flagrante delito pela autoridade policial. A motocicleta recuperada também foi apresentada à Delegacia.
Pelas características da moto que os assaltantes usaram no assalto, HONDA, XRE 300, ANO 2014, COR VERMELHA, ANO 2014, os Policiais Militares acreditam que a dupla utilizou esse veículo em vários roubos na região do maciço.

Fonte: PMCE - Baturité

Polícia do Meio Ambiente (BPMA), e Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA), realizaram, nessa terça-feira (23/10), fiscalizações nas áreas onde aconteceram queimadas em Baturité

O Departamento do Meio Ambiente de Baturité (DEMAM) e em parceria com a Polícia do Meio Ambiente (BPMA), e Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA), realizaram, nessa terça-feira (23/10), fiscalizações nas áreas onde aconteceram queimadas no município.
No último sábado (20/10) , a Polícia Ambiental, a SEMA e o Corpo de Bombeiros também estiveram no município, junto ao DEMAM, onde fiscalizaram os locais incendiados, identificaram que as práticas são realizadas de forma crítica, e estão buscando os culpados.
A população pode denunciar no Departamento do Meio Ambiente, que fica na Secretaria de Agricultura, no endereço Avenida Ouvidor Mor Vitoriano Sobrinho Soares, Sanharão. ou através do e-mail demam.baturite@hotmail.com.
LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998.
Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
Seção II
Dos Crimes contra a Flora
Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta:
Pena - reclusão, de dois a quatro anos, e multa.
Parágrafo único. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.
Art. 45. Cortar ou transformar em carvão madeira de lei, assim classificada por ato do Poder Público, para fins industriais, energéticos ou para qualquer outra exploração, econômica ou não, em desacordo com as determinações legais:
Pena - reclusão, de um a dois anos, e multa.
Art. 46. Receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem exigir a exibição de licença do vendedor, outorgada pela autoridade competente, e sem munir-se da via que deverá acompanhar o produto até final beneficiamento:
Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.
Parágrafo único. Incorre nas mesmas penas quem vende, expõe à venda, tem em depósito, transporta ou guarda madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente.




terça-feira, 17 de julho de 2018

Desmatamento ilegal é flagrado na maior área de mata atlântica do Ceará, em Guaramiranga



Refúgio ecológico e habitat de diversas espécias em extinção, o município de Guaramiranga teve ação ilegal de desmatamento flagrado pela fiscalização da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Três crimes ambientais foram identificados: supressão de vegetação, desmanche de morro e poluição de recurso hídrico.

Divulgado apenas nesta segunda-feira, 16, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o crime ambiental ocorreu no último dia 9, no Sítio Beija Flor, no Distrito de Pernambuquinho. A localidade está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, no município de Guaramiranga/CE, distante 90 km de Fortaleza.

O flagrante aconteceu durante monitoramente rotineiro da Semace. Foi verificado que uma retroescavadeira estava derrubando uma barreira com declive acima de 45º. O material cortado era jogado na margem de um córrego. 

O POVO Online teve acesso ao Boletim de Ocorrência (B.O.) registrado na Delegacia Municipal de Guaramiranga e relatório técnico da Sema. Foram desflorestados 32x36m². Conforme o secretário adjunto da Sema, Fernando Bezerra, o terreno levou cerca de 48 hras para ser desmatado.



Uma equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) prestou apoio ao flagrante. O proprietário do terreno e o operador do trator foram conduzidos até a delegacia local para prestar esclarecimentos. Eles foram liberados em seguida e um processo foi instaurado. O infrator estava no local no momento do flagrante e afirmou que não tinha licença ambiental para fazer a obra. Em depoimento à polícia, disse que "foi orientado por populares próximos que poderia fazer o serviço". A retroescavadeira de modelo 416E ficou retida na delegacia.


De acordo com levantamento da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apesar da ação na localidade, o Ceará - assim como o Espírito Santo - é o Estado com menor área desmatada entre 2016 e 2017: 5 hectares (ha). Dado
aponta queda de 56,8% em relação ao período anterior (2015-2016). Entre 1985 e 2017, 1,9 milhão de hectares foram desmatados. A área é equivalente ao território do estado de Sergipe.

Secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno afirma que o monitoramento na APA localizada na Serra de Baturité foi intensificado nos últimos meses. "Este ano, o trabalho foi ampiado e agora conta com Sema, Semace, (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) Ibama e policiamento ambiental", afirma. 

Além do desmatamento para loteamento e construção, as áreas também sofrem com o aprisionamento de animais silvestres. "Estamos trabalhando para não permitir ou diminuir consideravelmente os crimes ambientais. Para isso, criamos um posto de polícia ambiental em uma das áreas da nossa gestão, que será inaugurado em agosto", adianta. 

"Vamos criar também o Refúgio de Vida Silvestre do Periquito-Cara-Suja, o primeiro do Ceará". Na unidade de conservação inédita no Estado, a área é protegida devido aos animais em extinção lá habitam. A gestão será da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis).

APA

A APA da Serra de Baturité aporta os municípios de Pacoti, Aratuba, Baturité, Capistrano, Caridade, Guaramiranga, Redenção, Mulungu e Palmácia. São 32.690 ha. Além do Periquito-cara-suja, a região abraça outras espécies de aves ameaçadas, como uru e o pintor-da-serra-de-baturité.

Em fiscalização realizada no último fim de semana, cerca de 15 espécies de animais silvestres foram apreendidos. Duas delas ameaçadas. Ainda conforme o secretário, o serviço de inteligência ambiental trabalha para evitar desflorestamentos realizados em horários estratégicos para driblar a fiscalização.


segunda-feira, 16 de julho de 2018

Chacina com 5 mortes no Ceará foi motivada por 'vingança' contra suspeito de estupro, diz polícia

Corpos foram achados em um matagal, com as mãos atadas nas costas e marcas de tiro na cabeça.

A chacina na cidade de Palmácia, na Grande Fortaleza, foi motivada por "vingança" de uma facção criminosa contra um grupo suspeito de estupro. As vítimas são suspeitas de estuprar uma garota com parentesco com os autores da chacina, conforme investigação da Polícia Civil.
As cinco pessoas foram assassinadas na manhã de sexta-feira (13) na comunidade de Cafundó, que fico no limite entre Palmácia e Maranguape, na Grande Fortaleza. Os corpos foram achados em um matagal, com as mãos atadas nas costas e marcas de tiro na cabeça.
Quatro pessoas foram presas suspeitas de participação na chacina. A matança ocorreu na sexta-feira (13), e as prisões ocorreram durante o fim de semana, no Bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Dois dos quatro suspeitos foram presos durante uma operação policial no Bom Jardim, na noite de sábado (14), um dia após o crime.
Conforme Barreto, os suspeitos integram uma facção criminosa e são apontados como autores de "diversos crimes" no bairro, incluindo tráfico e homicídios.
Três vítimas são da mesma família; um pai e dois filhos. As outros mortos são moradores de Itapebussu, no interior do estado. Junto com o grupo estava uma sexta pessoa, que fugiu do local. Eles foram identificados como Francisco Antônio Pereira de Abreu, 42; José Roniele Costa Pereira; Antônio Barbosa de Sousa, conhecido como Feitosa; Paulo Sérgio dos Santos da Silva, e José Edson Ferreira dos Santos.

Fonte: G1 Ceará

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Chacina na zona rural de Palmácia deixa ao menos 5 mortos nesta manhã

Caso aconteceu na localidade de Cafundó e teria relação com roubo de gado. Policiais estão no local

Homens que supostamente estavam tentando roubar gado de uma propriedade em Palmácia foram assasinados na manhã desta sexta-feira, 13.  Informação foi dada pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa. O POVO Online apurou que o masscare deixou cinco mortos. O caso aconteceu na zona rural do município, na localidade de Cafundó.

De acordo com batalhão de polícia de Canindé, a informação chegou por volta das 9h40min. O titular da SSPDS disse ainda, em coletiva para anunciar balanço de homicídios, que policias civis e equipes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já estão apurando o caso no local, que é de difícil acesso. O POVO Online pediu nota oficial à SSPDS e aguarda retorno.
 
Por telefone, um inspetor da Delegacia Regional de Baturité informou à reportagem que as informações serão mais concretas quando os policiais e o delegado retornarem da região.  

Fonte Reportagem: O Povo Online

Imagem: Reprodução Whatsapp


quinta-feira, 12 de julho de 2018

ADOLESCENTE ACUSADO DE HOMICÍDIO EM CAPISTRANO TEM INTERNAÇÃO DECRETADA PELA JUSTIÇA

Por meio de investigação da Delegacia Municipal de Aracoiaba, os autores da morte do natural DAVI SOBRINHO, crime ocorrido no dia 18 de maio do ano corrente, foram identificados, representados e tiveram a internação decretada pela Justiça.
O crime em questão comoveu as pessoas do pacato Município de Capistrano-CE, tendo em vista que a vítima tratava-se de um cidadão de bem.
A apreensão do adolescente em confronto com a lei (16 anos de idade), cuja identidade a legislação proíbe de ser divulgada, não trará de volta a vida ceifada de forma bárbara, por outro lado, transmite a sensação de que a Justiça nem tarda e nem falha.
Se condenado definitivamente o adolescente infrator poderá cumprir até trés anos de internação em Centro Educacional, conforme estabelece a Lei. 8.069/90 (Estato da Criança e do Adolescente).


Fonte: Delegacia Regional do Maciço de Baturité

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Motoristas de ônibus intermunicipais do Ceará entram em greve a partir deste sábado

Os motoristas de ônibus intermunicipais do Ceará entrarão em greve por tempo indeterminado a partir deste sábado (7). A categoria rejeitou a proposta do sindicato patronal de reajuste salarial de 3%, aumento de R$ 0,50 no vale refeição, de R$ 10 na cesta básica e de uma jornada reduzida de 44 horas semanais para 24 horas semanais.
Os empresários afirmam que a redução na jornada será destinada a, no máximo, 20% do quadro de funcionários das empresas.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual (Sinteti), Carlos Jeferson, disse que a proposta da classe empresarial pode reduzir em até 50% o salário dos motoristas. A categoria também teme a demissão de funcionários.
“Eles não concordaram em colocar uma cláusula garantindo que não seria demitido nenhum motorista de 44 horas semanais para contratar outro por 24 horas semanais”, afirmou Jeferson.

Entretanto, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará, Mário Albuquerque, afirma que o termo de aditivo refere-se à autorização do desconto dos planos de saúde na folha de pagamento para que o funcionário esteja de acordo com o abatimento.Ele também disse que os motoristas receberam reajuste salarial de 1,69% e foram “coagidos” a assinar um termo de aditivo que diminuiria o tempo de intervalo de 11h para 8h, o fim da hora-extra, entre outros direitos. “Eles (empresários) não fornecem a segunda via e os que não assinaram estão sendo demitidos ou viajando com vale-refeição reduzido”, acusa.

Já em relação a redução da jornada de trabalho, Mário explica que os motoristas com carga-horária reduzida iriam representar de 10% a 20% do quadro de funcionários.
“Serão vários funcionários de 44 horas semanais e alguns de 24 horas semanais, conforme a nova legislação passou a permitir. Há tabelas de horários em que o motorista só pode fazer 2 horas extras, mas a empresa precisa que ele fique por mais de 2 horas”, diz Mário. Para a empresa, alega ele, é melhor ter a opção de um funcionário que posso fazer 4 horas extras.

terça-feira, 3 de julho de 2018

RAIO É IMPLANTADO NO MACIÇO DE BATURITÉ

O Governo do Ceará implantou, neste sábado (30), o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Baturité, distante cerca de 100 km de Fortaleza. São mais 37 policiais ampliando a segurança na região do Maciço. Além do grupamento, 16 câmeras serão espalhadas por pontos estratégicos para intensificar a fiscalização e o combate à criminalidade.
O sitema de videomonitoramento de Baturité é o 24º instalado no Estado. Posteriormente, o pacote de investimentos alcançará municípios com população entre 30 e 50 mil habitantes.
A solenidade, realizada na praça Santa Luzia, no Centro, também marcou a aquisição de 16 motos e uma viatura 4×4, com investimento total da ordem de R$ 1,1 milhão, para dar suporte aos policiais que atuarão no município.
De acordo com o governador Camilo Santana, com os novos policiais, o efetivo do BPRaio no Ceará chega a 2.155 agentes. “O desafio da segurança é no País. Aqui, no Ceará, temos feito um esforço muito grande, trabalhando em prevenção, com mais escolas, areninhas, brinquedopraças, projetos de cultura; e aumentando o número de policiais nas ruas”, ressaltou o chefe do Executivo. “Antes de ser policiais, ele são servidores. Estamos aqui para servir a população”, acrescentou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa.
Durante o evento, o prefeito de Baturité, Assis Arruda, agradeceu os investimentos que estão sendo direcionados para o município. O gestor citou obras como brinquedopraças, recuperação asfáltica, além de serviços de saneamento e, agora, de segurança pública. “Tenho certeza de que, na história recente de Baturite, é a terceira vez que o governador do Ceará vem ao município. (A implantação do BPRaio) é um sonho. Agora, vamos poder colocar nossas cadeiras na calçada, sem preocupação”, disse, cumprimentando a cúpula de Segurança do Estado.
Tranquilidade para a população
A população de Baturité acompanhou, animada, a chegada dos agentes do batalhão. Leila Fonseca, de 30 anos, por exemplo, comemorou ao lado do marido, Felipe Fonseca, 40, e do pequeno Kaleb, de 4 anos. “Estávamos precisando de mais segurança, porque aqui e acolá acontecem assaltos. À noite, na praça, as pessoas não iam, com medo. Mas agora vai melhorar”, projetou a dona de casa.

Mais fiscalização no Ceará
Além de Baturité, outros 14 municípios também receberão o videomonitoramento. Ao todo, inicialmente, serão 38 cidades contempladas com o sistema, entre os com giro 360 graus, com tecnologia para ler placas de veículos, além de uma câmera interna na sala de videomonitoramento. Serão cerca de 700 câmeras dispostas pelo território cearense, somando investimento da ordem de R$ 20 milhões por ano. “As câmeras estão interligadas com os fotossensores das estradas cearenses. O equipamento vai acionar a polícia em casos de veículos roubados, por exemplo”, explicou o governador.
Matéria do Portal do Governo do Estado do Ceará.


SIMULAÇÃO DE ARMA DE FOGO É APREENDIDA EM BATURITÉ. UM HOMEM FOI PRESO.

SIMULAÇÃO DE ARMA DE FOGO É APREENDIDA EM BATURITÉ. UM HOMEM FOI PRESO.
Na tarde desta segunda-feira (02), um homem foi preso em Baturité portando um simulacro de pistola, adaptada para ser municiada com munições do calibre 32. A prisão foi realizada por PMs do radiopratrulhamento da cidade de Baturité, sob o comando do Sgt PM Reginaldo.
Os PMs foram acionados para uma ocorrência em que dois homens estavam discutindo e trocando ameaças, sendo que um deles estaria armado com um revólver. Chegando ao local, os PMs identificaram as duas pessoas e após realizar uma busca pessoal em Antônio Melo de Lima, de 43 anos, encontraram com ele um objeto similar a uma pistola, adaptada para ser municiada com munições do calibre 32.
Antônio Melo recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Metropolitana de Maracanaú e autuado em flagrante delito pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, passando à disposição da justiça.



quarta-feira, 23 de maio de 2018

"LAMPIÃO" É PRESO COM DROGA E MOTO ROUBADA


Uma ação de Policiais Civis da Delegacia Municipal de Aracoiaba culminou na prisão de Rafael Fidélix da Silva, vulgo "LAMPIÃO", o qual se encontrava transitando na CE 060 (Gigantão) em uma motocicleta roubada e portando drogas do tipo cocaína e dinheiro.

A prisão ocorreu entre no limite dos Municípios de Baturité e Capistrano e é fruto de um trabalho integrado entre as Delegacias de Polícia da Regiao do Maciço que vêm buscando, de modo inteligente e sempre em parceria com a PM, reprimir os furtos e roubos de veículo na região.

O suspeito foi autuado pelos crimes de tráfico de drogas e receptação e o veículo será devidamente restituído ao proprietário o mais brevemente possível.




segunda-feira, 21 de maio de 2018

Atenção Pacoti, Palmácia e Guaramiranga


Atenção Pacoti, Palmácia e Guaramiranga
Inscrições em Pacoti para Pedagogia e Ciências Contábeis
Mais informações e Inscrições pelo número:
(85) 98868.3728 (Oi/Whatsapp)
(85)99636-2418 (Tim)



segunda-feira, 14 de maio de 2018

EM MENOS DE 24 HORAS, TRÊS ARMAS DE FOGO E DROGAS SÃO APREENDIDAS PELA POLÍCIA MILITAR NA ÁREA DA 2ª CIA/4ºBPM

EM MENOS DE 24 HORAS, TRÊS ARMAS DE FOGO E DROGAS SÃO APREENDIDAS PELA POLÍCIA MILITAR NA ÁREA DA 2ª CIA/4ºBPM
De domingo (13) para a segunda (14), a Polícia Militar apreendeu na área da 2ª Cia/4ºBPM, três armas de fogo e drogas. Três pessoas também foram presas, sendo uma delas alvejada durante confronto com a força policial e assaltantes.
A primeira arma foi uma pistola calibre 380 e foi apreendida por volta das 16h00, na Localidade de Saco do Vento, zona rural de Redenção, após diligências do policiamento visando a captura de uma pessoa acusada de vários roubos de motos entre as cidades de Redenção e Baturité, principalmente nas estradas vicinais. Além do armamento que estava em poder Venâncio Souza dos Santos, de 20 anos, que já responde por vários crimes, os policiais localizaram 12 munições intactas calibre 380 e 67 estojos de munições deflagradas calibre 38.
Logo em seguida, por volta das 21h00, uma espingarda calibre 12, com quatro munições intactas, foi apreendida na área urbana de Aracoiaba. Segundo os PMs do Destacamento PM de Aracoiaba, a arma foi apreendida após denúncias anônimas dando conta do tráfico de drogas em uma residência localizada na Rua Madalena, no Bairro COHAB. Além da espingarda os PMs localizaram 02 trouxinhas de maconha e outras duas de uma substância aparentando cocaína. O morador da residência, identificado como Welton John de Freitas, alcunha John Lennon, que também tem passagens pela polícia, recebeu voz de prisão pela situação de flagrância verificada.
A última arma, uma pistola calibre .40, foi apreendida na madrugada desta segunda-feira (14), após o roubo a um posto de combustíveis, localizado às margens da BR-122, na Localidade de Placa do Zé Pereira, em Ocara. Na ação policial houve troca de tiros com a composição policial e um dos assaltantes foi alvejado com dois disparos de arma de fogo e se encontra internado sob escolta policial.
As armas, munições, drogas e os presos foram apresentados à Polícia Civil para lavratura dos respectivos procedimentos policiais.






quarta-feira, 9 de maio de 2018

CASO COIÓ DE CIMA: SUSPEITO É PRESO PREVENTIVAMENTE NA OPERAÇÃO "DE VOLTA AO CÁRCERE".


CASO COIÓ DE CIMA: SUSPEITO É PRESO PREVENTIVAMENTE NA OPERAÇÃO "DE VOLTA AO CÁRCERE".

Em ação integrada, Policiais Civis e Militares recapturaram no dia de hoje a pessoa FRANCISCO TIAGO OLIVEIRA DO CARMO, esse que é suspeito de ter ceifado a vida do vigilante FRANCISCO JOSÉ NETO, conhecido como "JHONATAN", fato ocorrido em "COIÓ DE CIMA", na ultima sexta-feira.

Na ocasião, a vítima fora lesionada com alguns golpes de faca e foi em seguida socorrida para o IJF, tendo vindo a óbito na noite de ontem.

Entenda o caso: 

FRANCISCO TIAGO OLIVEIRA DO CARMO chegou a ser preso em flagrante, mas o referido autuado foi posto em liberdade provisória na audiência de custódia, oportunidade em que "JHONATAN" ainda se encontrava com vida.

O mesmo juízo que concedeu a liberdade provisória na audiência de custódia no dia de ontem, de modo acertado, reviu a decisão na tarde de hoje e decretou novamente a prisão preventiva do suspeito, o qual foi capturado ainda no dia de hoje.

Segundo o Delegado Joel Morais que coordenou a ação de captura do suspeito, "a prisão provisória de TIAGO nesse momento, além de garantir a ordem pública e ser necessária para a conclusão da investigação criminal, certamente afasta de familiares da vítima e da população em geral, a sensasão de impunidade e de revolta com as instituições. Não podemos deixar de considerar que o investigado retirou a vida de um pai de família que, inclusive, era servisor público municipal".




FORAGIDO DA JUSTIÇA É PRESO NA OPERAÇÃO "XEQUE MATE".

FORAGIDO DA JUSTIÇA É PRESO NA OPERAÇÃO "XEQUE MATE".
Uma operação policial (COTAR) desencadeada na madrugada hoje batizada de "XEQUE MATE" culminou na captura de FRANCISCO WEVERTON SANTOS DA SILVA, vulgo "JUNIOR NEGRÃO", esse que tem contra si mandado de prisão preventiva em aberto em decorrência de tráfico de drogas, sendo que infrator era foragido desde março deste ano. Na ocasião, fora ainda preso um segundo indivíduo e apreendido um adolescente e uma arma de fogo.
O suspeito "JUNIOR NEGRÃO" foi capturado em um sítio localizado em Capistrano-CE, sendo que na oportunudade encontrava-se na companhia de um adolescente de 17 e possuia uma arma de fogo cal. 12 que estava sendo armazenada por um comparsa em Baturité-CE.
O criminoso foragido foi preso em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo e corrupção de menores, já o comparsa KELVIN KELTON DE CASTRO FURTADO, pego com em Baturité-CE com uma arma cal. 12 de propriedade de "JUNIOR NEGRÃO", foi autuado pelo cometimento do crime de posse irregular de arma de fogo. Por sua vez, foi lavrado em desfavor do adolescente um ato infracionao análigo ao crime de favorecimento pessoal (art. 358 do CPB).
Segundo o Delegado Titular da Delegacia Regional de Baturité, a prisão do criminoso "JUNIOR NEGRÃO" na operação "XEQUE MATE" foi possível graças ao apoio da população local e à integração entre as Polícias Civil e Militar, instituições que vem diariamente reprimindo a traficância de drogas no Maciço de Baturité.
Obs: o nome da operação faz alusão ao jogo de xadrez, sendo XEQUE MATE é uma expressão usada para designar o lance que põe fim à partida, quando o "Rei" é cercado e não pode mais movimentar-se.


ACUSADO DE VÁRIOS ROUBOS ENTRE AS CIDADES DE CAPISTRANO E ARATUBA É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR COM UMA ESPINGARDA CALIBRE 12.

ACUSADO DE VÁRIOS ROUBOS ENTRE AS CIDADES DE CAPISTRANO E ARATUBA É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR COM UMA ESPINGARDA CALIBRE 12.
Augusto Rocha Silva, 19anos, conhecido por “Nem do Coió”, foi preso na manhã da terça-feira (08), durante uma abordagem de rotina, quando transitava na garupa de uma motocicleta. Com ele o policiamento localizou uma espingarda calibre 12 com três munições intactas.
Os PMs realizavam rondas em uma estrada carroçável quando suspeitaram do deslocamento de duas pessoas em uma motocicleta levando entre elas um saco plástico. Após a abordagem o policiamento percebeu que na realidade o objeto que estava entre a dupla era uma espingarda calibre 12, com três munições intactas.
Após a localização da arma, os PMs foram a residência de “Nem do Coió” e depois de uma vistoria encontraram também vários sacos e pinos para embalagens de drogas, além de uma pequena quantia em dinheiro.
“Nem do Coió”, juntamente com o mototaxista foram conduzidos à Delegacia Regional da Polícia Civil de Baturité, onde “Nem” ficou preso por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Tão logo a prisão de “Nem do Coió” foi efetuada, informações foram divulgadas em redes sociais dando conta de pessoas que foram vítimas de roubos por parte de “Nem do Coió”, principalmente no trecho da rodovia estadual que liga os municípios de Capistrano e Aratuba.
A Polícia Militar informa que caso alguém reconheça “Nem do Coió” como sendo autor de algum delito em que foi vítima, a mesma deve comparecer a Delegacia Regional da Polícia Civil em Baturité para o registro dessa ocorrência.


quinta-feira, 3 de maio de 2018

Maciço de Baturité sofre com desmatamento provocado por pressão imobiliária


Casas duplex, vilas se formando em meio ao cinturão verde e uma estrada construída contra a força da natureza. Importante bioma pela avifauna, vasta cobertura vegetal, incluindo um pedaço da Mata Atlântica no Nordeste, o Maciço de Baturité sofre com a pressão imobiliária na região. Operação de fiscalização ambiental apontou seis áreas de desmatamentos e 14 construções irregulares em extensões ambientais, além de um cativeiro de fauna irregular e obstrução de informações. 
 
Ação foi realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) - cujo espaço compreende oito cidades - entre os últimos dias 23 e 27 de abril. Ao todo, a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) avaliou cerca de 200 denúncias de degradações ambientais. Destas, 93 estavam concentradas nos municípios de Guaramiranga, Mulungu e Pacoti. Somente um único empreendimento desmatou o equivalente a 270 mil metros quadrados (27 hectares) de Mata Atlântica para abrir um loteamento.
 
Multa aplicada foi de R$ 308 mil. Um total de 43 locais foi fiscalizado. Totalizando assim 23 infrações e 10 embargos de atividades, somando multas de R$ 643 mil. A Gerente de Fiscalização da  Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carolina Braga, explica que a região é afetada pelo desmatamento em decorrência da especulação imobiliária. 
 
“Pelo fato dos atributos naturais serem exuberantes, atraem pessoas e atividades econômicas. No entanto, essa atração ocorre de forma desordenada, em desacordo com a legislação”, destacou Carolina durante coletiva de imprensa no auditório da Sema, na tarde desta quarta-feira, 2,
 
Ações  
 
De acordo com o titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, a operação foi determinante para fortalecer a fiscalização na área. A região receberá um tripé de medidas preventivas. Entre elas, a implementação de um posto da Polícia Ambiental, mapeamento ecológico, socioeconômico e seminários para conscientizar a população e autoridades locais. 
 
“Vamos olhar todos os aspectos ambientais: fauna, flora, solo, vegetação e analisar quais atividades podem ser realizadas dentro daquele ambiente. É uma forma de mapear a região. Assim, os empreendedores serão orientados e não terão justificativa para estarem empreendendo onde não poderiam”, explica. 
 
Além da Sema e Semace, ação conjunta envolveu Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA) e Ministério Público Estadual (MPCE). Órgãos não divulgaram os nomes das empresas envolvidas devido ao período de investigação.
 
Saiba mais 
 
1 - Uma arara foi encontrada em cativeiro, durante a operação 
 
2 - Órgãos também encontraram dois Periquitos-cara-suja (Pyrrhuragriseipectus) em cativeiro em situações à parte da ação. A ave está ameaçada de extinção e só é possível ser avistada na serra de Baturité, Quixadá e Ibaretama 
 
3 - Posto da Polícia Ambiental deve ser implementado em junho deste ano
 
4 - Nos últimos três anos, a Semace recebeu um total de 400 denúncias de degradações ambientais 
 
5 - Esta foi a 1ª Operação de Fiscalização Ambiental Integrada. Outras devem ocorrer ao longo do ano
 
6 - Área delimitada APA é composta pelos municípios de Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Caridade e Redenção
 
Serviço 
 
Você pode denunciar uma prática ambiental irregular por meio do Disque Natureza: 0800 275 22 33